Se costuma prestar atenção aos rótulos dos produtos para os cuidados da pele, poderá estar familiarizada/o com os termos “não comedogénico”, “hipoalergénico”, e “sem fragrâncias adicionadas”. Afinal de contas, há anos que os dermatologistas recomendam produtos com estas características. Mas se só agora está a iniciar uma rotina de cuidados da pele ou se ainda não está familiarizada/o por completo com estes termos, aqui fica uma breve explicação:
Para compreender este termo, precisamos de responder primeiro a esta pergunta: «O que é um comedão?» Os comedões são folículos pilossebáceos obstruídos. Resultam da acumulação de sebo e de células mortas. Os comedões abertos são vulgarmente conhecidos como pontos negros, enquanto os comedões fechados são geralmente chamados de pontos brancos.
Os produtos não comedogénicos são normalmente recomendados a pessoas com pele oleosa ou com tendência acneica. Estes produtos geralmente têm uma textura mais fluida e maior percentagem de água na sua composição e foram concebidos para não obstruir os poros.
No entanto, é importante que saiba que, embora os produtos não comedogénicos sejam adequados para peles oleosas ou com tendência acneica, não são uma garantia de que a sua pele nunca mais tenha borbulhas ou comedões. Por isso, analise o rótulo e considere o “não comedogénico” como uma orientação útil, mas tenha em atenção que cada caso é um caso, por isso procure aconselhamento do seu médico dermatologista ou farmacêutico sobre as opções mais adequadas ao seu tipo de pele.
Aqui está outro termo comum encontrado em muitos cosméticos e produtos para o cuidado da pele. A menção “hipoalergénico” no rótulo serve para indicar que certos produtos foram formulados para minimizar o seu potencial alergénico. Ou seja, produtos hipoalergénicos são produtos onde a presença de alergenos conhecidos ou precursores de alergenos foi totalmente evitada.
A menção “hipoalergénico” no rótulo pode ser útil para pessoas com pele sensível ou com tendência a irritação. No entanto, é importante ter em conta que o uso do termo "hipoalergénico" não garante uma completa ausência de risco de uma reação alérgica. Aconselhe-se junto do seu médico dermatologista ou farmacêutico sobre quais os produtos mais adequados para si.
Existem determinados compostos presentes em baixas concentrações nos cosméticos que são destinados a proporcionarem-lhes um cheiro agradável.
No entanto, as fragrâncias estão associadas a um maior risco de irritação da pele e de alergias a produtos cosméticos. Assim, pessoas com pele sensível devem optar por formulações livres de aromas, pelo que, a menção “sem fragrâncias adicionadas” ou “sem perfume” no rótulo dos produtos cosméticos pode ser uma orientação útil.
Tenha em atenção que cada caso é um caso, por isso procure aconselhamento do seu médico dermatologista ou farmacêutico sobre as opções mais adequadas ao seu tipo de pele.
Referências :