null

Exfoliação para pele sensível

Se a sua pele é sensível, de certeza que alguma vez se questionou se pode utilizar um exfoliante na sua rotina de skincare.


A pele sensível pode beneficiar da exfoliação. Mas por onde começar? Vejamos o que é a exfoliação, porque é importante e como fazê-la corretamente.

menina a lavar a cara
O que é a exfoliação?

A exfoliação é o processo de remoção das células mortas da camada superficial da pele, proporcionando uma limpeza profunda que elimina a sujidade, as impurezas e ajuda no processo de renovação celular.

 

Existem dois métodos de exfoliação: química e física (também chamada de exfoliação mecânica).

Exfoliação química

A exfoliação química funciona quebrando as ligações entre as células mortas da pele, o que facilita a sua rutura e desagregação e consequente remoção. Os exfoliantes químicos são ácidos orgânicos que consoante a sua estrutura química e propriedades são classificados em alfa-hidroxiácidos (AHAs), beta-hidroxiácidos (BHAs) e poli-hidroxiácidos (PHAs).

 

● Os AHAs incluem por exemplo o ácido glicólico, o ácido láctico e o ácido cítrico.

● Os BHAs incluem por exemplo o ácido salicílico.

● Os PHAs incluem o ácido lactobiónico e gluconolactona.

Exfoliação física

A exfoliação física consiste na aplicação de um produto que contenha pequenas partículas como microesferas, que massajadas sobre a pele eliminam as células mortas. É importante que a exfoliação seja efetuada de forma suave, aplicando o produto gentilmente na pele e massajando com movimentos circulares durante alguns segundos, e depois removendo-o com água tépida.

 

Se tem pele sensível, é mais adequado usar um produto com micropartículas, em vez de partículas maiores e mais abrasivas. Como exfoliante facial, experimente o Cetaphil® Exfoliante de Limpeza Suave, que contém micropartículas de bambu, assim como provitamina B5 e vitamina E para ajudar a suavizar a pele.

 

Outras formas de exfoliação física também podem incluir o uso de um acessório como uma esponja ou luva exfoliante, para exfoliação corporal.

 

Tenha em conta que nem todos os métodos de exfoliação são adequados a todos os tipos de pele. É importante adequar o método e o tipo de exfoliante, bem como a frequência de exfoliação, ao local da exfoliação (rosto ou corpo) e ao tipo de pele (normal, mista, oleosa,...).

 

Adicionalmente, existem medicamentos contendo substâncias como retinoides ou peróxido de benzoílo que não devem ser usadas em concomitância com um exfoliante, sob risco de maior irritação e secura da pele. Por isso, se está a fazer algum tratamento, deve consultar o seu médico dermatologista.

Alguns benefícios da exfoliação

A exfoliação suave tem múltiplos benefícios para a pele, uma vez que proporciona um nível de limpeza mais profundo, removendo restos de sujidade e impurezas.


Para além disso, eliminar as células mortas da superfície da pele favorece a renovação celular e melhora a sua textura. A exfoliação ajuda também na desobstrução dos poros, na melhoria da aparência geral da pele deixando-a mais uniforme e macia e aumenta a penetração dos cremes, potenciando a sua ação.

 

Não utilize o exfoliante em pele danificada, com feridas, cortes ou queimaduras solares.

 

Se não tem a certeza sobre o seu tipo de pele, ou sobre que exfoliante deve usar, consulte um médico ou farmacêutico. O profissional de saúde avaliará o seu caso e decidirá se a exfoliação é benéfica para si.

 

Por último, para uma rotina de cuidado completo não se esqueça de proporcionar hidratação à pele e utilizar fotoproteção diariamente. 

Referências:


1. Rodan K, et al. Plast Reconstr Surg Glob Open. 2016;14;4 (12 Suppl Anatomy and Safety in Cosmetic Medicine: Cosmetic Bootcamp):e1152.

2. Tang SC, Yang JH. Molecules. 2018;10;23(4):863.

3. US Food and Drug Administration (FDA). Beta Hydroxy Acids. Available at https://www.fda.gov/cosmetics/cosmetic-ingredients/beta-hydroxy-acids Accessed 20 December 2022.

4. Kitsongsermthon J, et al. Skin Res Technol. 2018;24(1):26-30.

5. Moghimipour E. Jundishapur J Nat Pharm Prod. 2012;7(1):9-10.

6. Gerhardt LC, et al. J R Soc Interface. 2008;6;5(28):1317-28.

7. American Academy of Dermatology Association (AAD). How to safety exfoliate at home. Available at https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/routine/safely-exfoliate-at-home, acedido em agosto de 2023.

8. Araviiskaia E, Dréno B. J Eur Acad Dermatol Venereol.2016;30:926-935.

9. Arif T. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2015;8:455-461.

10. Decker A, Graber EM. J Clin Aesthet Dermatol. 2012;5(5):32–40.