A glicerina é um dos ingredientes mais comuns em produtos cosméticos e é um poderoso agente humectante.
A glicerina é um humectante, um agente hidratante que atrai e retém a água para hidratar a pele.
Em termos de propriedades humectantes, a glicerina é muito eficaz, mesmo em comparação com outros humectantes. Quando usada em produtos de cuidados da pele para aumentar o efeito hidratante, a glicerina é geralmente acompanhada por ingredientes oclusivos. Estes agentes ajudam a reter a humidade na camada externa da pele após a glicerina a ter absorvido, garantindo assim que a pele se mantém hidratada durante mais tempo.
A glicerina é um ingrediente comum em produtos de cuidados da pele porque desempenha muitas funções, principalmente hidratar a pele, melhorar a barreira cutânea, manter a pele protegida e em boas condições.
A glicerina difunde-se na camada mais externa da pele, conhecida como estrato córneo. Nesta camada, atua como humectante, atraindo e retendo a humidade do ambiente e de camadas mais profundas da pele. Isto ajuda a aliviar a secura e manter a hidratação natural da pele.
A glicerina também tem propriedades emolientes, o que significa que ajuda a suavizar a pele. Isto é especialmente útil para áreas ásperas e que requerem maior aporte de hidratação (ex. cotovelos, joelhos).
A nossa barreira cutânea ou estrato córneo, é a camada mais externa da pele na qual a glicerina se difunde. A função da barreira cutânea é ajudar a prevenir a perda excessiva de água através da pele e evitar que substâncias irritantes e alergenos entrem no corpo. A glicerina ajuda a manter e a melhorar a função de barreira cutânea.
A glicerina ajuda a prevenir a secura e a suavizar a pele.