As ceramidas reforçam a barreira natural da pele e promovem a sua hidratação.
As ceramidas são lípidos que existem naturalmente na camada mais externa da pele (constituem cerca de 50% dos lípidos do estrato córneo). Contribuem para a integridade da barreira cutânea, ajudando a reter a hidratação da pele.
As ceramidas trabalham com os outros lípidos do estrato córneo (os ácidos gordos e o colesterol) para proporcionar à pele uma barreira protetora natural contra os fatores externos, incluindo agentes irritantes e poluentes. As ceramidas ajudam a criar uma barreira lipídica que evita a perda de água através da pele, evitando assim a secura e ajudando manter a flexibilidade da pele. Quando a pele tem alterações nas ceramidas, pode ocorrer secura e irritação, contribuindo para a sensibilidade da pele.
A proteção contra os fatores externos é essencial para manter a saúde da pele. Para o conseguir, é necessário manter a integridade da barreira cutânea. As ceramidas mantêm os corneócitoscélulas da camada externa da pele (estrato córneo)-coesos, assegurando assim que a barreira cutânea permanece intacta. Assim, as ceramidas ajudam a manter a pele resistente a fatores externos.
A perda de água transepidérmica ocorre quando a água se evapora através da camada externa da pele. Esta perda pode ocorrer após danos na barreira cutânea e provoca a perda de hidratação da pele. À medida que ocorra esta perda de água, a pele pode ficar desidratada e irritada. Uma vez que as ceramidas trabalham com os ácidos gordos e o colesterol do estrato córneo para impedir esta perda de água transepidérmica, evitam a secura, ajudando também a pele a reter a sua hidratação natural. Desta forma, a utilização de produtos cosméticos que contenham ceramidas pode ajudar a melhorar a funcionalidade da barreira cutânea e a hidratação da pele.